Professor Ricardo Augusto













1º Postagem...
PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Conceitos e Definições

Embora usados como sinônimos, os vocábulos publicidade e propaganda não significam rigorosamente a mesma coisa.

Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, tornar público um fato, uma idéia.

Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o fito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.

Vemos, pois, que a palavra publicidade significa genericamente divulgar, tornar público, e propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia.

Outros conceitos:

"Propagare" (latim) - multiplicar, por produção ou geração, estender, propagar. Comunicação persuasiva.

O conjunto de meios destinados a informar o público e a convencê-lo a comprar um produto ou serviço. (Robert Leduc)

Conjunto de atividades que visam influenciar o homem com objetivo religioso, mas sem finalidade comercial. (Mário Erbolato)

Harold D. Lasswell não entende propaganda como uma simples difusão de idéias e doutrinas. Para ele, a propaganda baseia-se nos símbolos para chegar a seu fim: a manipulação das atitudes coletivas. Assim, o uso de representações para produzir reações coletivas pressupõe uma ação de propaganda.

Englobando todas as considerações, podemos conceituar propaganda como "o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor".



"Publicus" (latim) - ato de divulgar, tornar público.

Divulgar, tornar público sem que isso implique necessariamente em persuasão. (Rabaça e Barbosa)

Estímulos não pessoais para criar a demanda de um produto ou unidade de negócio através dos meios de comunicação como rádio, TV e outros veículos teoricamente com materiais não pagos pelo patrocinador". (Marcos Cobra)

Conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizada no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes". (Márcio Erbolato)

Qualquer forma de divulgação de produtos ou serviços através de anúncios geralmente pagos e veiculados sob a responsabilidade de um anunciante identificado, com o objetivos de interesse comercial". (Rabaça e Barbosa)


Em geral, não se fala em publicidade com relação à comunicação persuasiva de idéias. Nesse aspecto a propaganda é mais abrangente, pois inclui objetos ideológicos, comercias etc. Por outro lado, a propaganda é mais abrangente no sentido de divulgação ("tornar público, informar sem que isso necessariamente implique em persuasão").

A Lei 4.860, de 18 de julho de 1965, regulamentou o exercício da profissão de publicitário em nosso país e utiliza esses dois termos sem distingui-los. Começa por definir como publicitários aqueles que exercem funções de natureza técnica da especialidade nas agências de propaganda; define ainda agência de propaganda como aquela pessoa jurídica especializada na arte e técnica da publicidade.

De todos os conceitos, tiramos as seguintes conclusões:

a) Que publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou um firma;
b) Que seu objetivo é despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante;
c) Que faz isso abertamente, sem encobrir o nome e intenções do anunciante;
d) Que os anúncios são matérias pagas.

A publicidade é, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa. É paga com a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para o anunciante, geralmente para vender seus produtos e serviços. A propaganda serve para realizar tarefas da comunicação de massa com economia, velocidade e volume maiores que os obtidos através de quaisquer outros meios.
Se entendermos o verbo vender num sentido amplo, generoso, de levar aos outros a mensagem capaz de interessá-los em determinada ação, a finalidade principal da propaganda, então, é vender. Ao convencer os pais da necessidade de vacinar seus filhos, a propaganda vende a idéia preservadora da saúde infantil. Quando aponta os proveitos do pagamento de impostos, vende uma noção que favorece o contribuinte e a coletividade. Não devemos cair no excesso de pensar que apenas a propaganda pode vender determinada mercadoria. Ela ajuda, estimula, motiva a venda. Mas sem os demais fatores essenciais: qualidade do artigo, apresentação atraente, facilidade de distribuição, condições de preço entre outros, seria insensato pensar que a mensagem publicitária alcançaria os objetivos desejados.
Só poderia estar ao lado dos opositores da propaganda, apregoando que os gastos são dispensáveis ou onerosos, quem não conhece sua função e seus efeitos no mundo moderno. Sem a propaganda não teria havido a possibilidade de consumo estável que determinou a produção em série, cujo segredo é produzir em grandes quantidades, a fim de reduzir os custos unitários. Assim, o que se gasta com a propaganda é apenas uma fração mínima do que se teria que gastar por unidade fabricada, não fosse a produção em série. A publicidade acaba por ser a força motriz do sistema capitalista vigente em que o consumo é ato vital e o capital lucrado é combustível.

Resumindo: a propaganda é fonte de economia para os produtores e de benefícios para os consumidores. Sem ela, o custo de venda seria alto, pois se somaria ao custo de fabricação.

Mas os benefícios da propaganda não são só econômicos. A liberdade de imprensa é resultante dela e da sua ação democrática. Sem a receita dos anúncios, nem os jornais, nem as rádios ou televisões poderiam recrear os leitores e ouvintes como o fazem.
Ela é também importante fator como esteio do regime democrático. Suprima-se a propaganda e desaparecerá a liberdade de imprensa que conhecemos. É pela propaganda que subsidem os órgãos de divulgação das mais variadas matizes. Graças a ela, opiniões diversas são emitidas, permitindo o confronto e a análise que precede a seleção dos melhores.

A publicidade é, portanto, uma das maiores forças da atualidade. É a grande energia que impulsiona o desenvolvimento industrial, o crescimento do comércio e todas as outras atividades que se ligam direta ou indiretamente ao consumo seja de produtos, serviços ou idéias. Também tem grande importância na sugestão e orientação política e religiosa da humanidade. Cria estados de oposição, revoluciona os métodos, difunde aquilo que é mais conveniente, novo ou econômico para a comunidade ajudando na resolução de suas apetências e necessidades.









Publicidade e Propaganda
MERCADO DE TRABALHO
O profissional, possuidor de um perfil com as características mencionadas, estará apto a exercer sua profissão, em diversas áreas de atuação no presente mercado de trabalho, entre elas:
Agências de Comunicação, seja de Propaganda, de promoções, de eventos, prestando consultoria, assessoria de imprensa ou relações públicas
Agências de Publicidade propriamente ditas, no atendimento, planejamento, criação, pesquisa, mídia e em outras áreas correlatas
Empresas de produção e computação gráfica, produzindo anúncios, material promocional, brindes e outras peças publicitárias
Empresas de produção audiovisual, produzindo e dirigindo trabalhos fotográficos, peças para rádio, TV e cinema, além de atuar no atendimento e na administração
Divisões e departamentos de Comunicação de empresas em geral, cuidando de toda a comunicação interna e externa da organização e de seus produtos, gerenciando custos e orçamentos e também lançando produtos, por meio de práticas de Marketing
Editoras e meios de comunicação, como emissoras de rádio, televisão e órgãos de imprensa
Institutos de pesquisa, realizando os diversos tipos de pesquisa, como a de mercado, de audiência, de opinião e as político-eleitorais, entre outras
Assessoria a empresas produtoras de eventos, convenções, seminários, exposições e feiras;
Assessoria publicitária e de Comunicação a órgãos governamentais em atividades relacionadas ao núcleo básico da formação do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.
Como a Agência de Publicidade é o principal setor de sua atuação, esse profissional deve estar capacitado a exercer as seguintes funções:
na área de Atendimento, estudo de custos e orçamentos, prestação de contas e organização de informações de interesse para planejamento de atividades futuras
na área de Criação, elaboração de anúncios comerciais e outras peças publicitárias, trabalhando desde sua concepção até suas especificações de elementos visuais, sonoros e verbais
na área de Marketing, elaboração de estratégias de lançamentos e sustentação de produtos e serviços, por meio de levantamento das necessidades e expectativas do mercado a que se destinam, definindo, assim, técnicas de venda, promoção, distribuição e divulgação do produto;
* na área de Pesquisa de Mercado, estudo e levantamento de dados sobre o público consumidor, para poder definir objetivos, conteúdo e divulgação de campanhas publicitárias e promocionais no lançamento de novos produtos, avaliando os resultados da campanha, pela análise dos níveis de memorização e compreensão da mensagem pelo público-alvo
na área de Mídia, decisão quanto ao melhor veículo para a divulgação da peça publicitária, pesquisando e avaliando índices de audiência de rádio e televisão, assim como os de circulação de jornais e revistas, para atingir o público-alvo desejado
na área de Planejamento, análise de todos os dados obtidos por meio de um briefing sobre a empresa, seus produtos ou serviços e mercado em que atua, estabelecendo uma estratégia de comunicação que servirá de base para as conseqüentes estratégias de criação e mídia.

Publicidade e propaganda
Profissão rodeada por um certo glamour nos últimos 20 anos, a publicidade e propaganda sempre atraiu jovens que sonhavam em participar de grandes campanhas criativas e ganhar reconhecimento internacional. Hoje, com a Internet e um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, os publicitários buscam novos nichos de atuação. "Mesmo quem não se considera criativo, por exemplo, pode ser um empresário de sucesso na área, um bom administrador de agência", explica Sílvia Koch, professora de propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). "O glamour ainda existe, mas a entrada no mercado de trabalho desfaz os sonhos. É preciso estar atento", pondera.
O curso de publicidade, em geral, tem duração de quatro anos. O primeiro semestre é formado basicamente pelas mesmas disciplinas para os cursos de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas, o que para o aluno pode ser uma oportunidade de ter contato com estas outras profissões. Entre os principais conteúdos abordados estão: história da arte, cultura brasileira, sociologia, fotografia, cinema e vídeo, produção gráfica, redacão, planejamento e marketing, entre outros.
Mercado - O publicitário utiliza técnicas para divulgar fatos e informações sobre pessoas, produtos ou empresas, tendo como objetivo vender os produtos ou a imagem do cliente. O profissional também pode atuar como redator de textos e dirigir comerciais para televisão. Para o publicitário Paulo Henkes, a disseminação das mídias tecnológicas dão um novo impulso à carreira. "O avanço tecnológico oferece muitas possibilidades e, ao mesmo tempo, exige um comprometimento maior com os resultados dos anunciantes. Quem é formado em publicidade possui aí um diferencial na busca por uma vaga no mercado", ressalta.
É pra você? - O publicitário utiliza-se muito da sua capacidade de observação. A forma como percebe os acontecimentos é essencial para desenvolver novas idéias e aplicá-las no trabalho. Também é indicado o interesse por novos conhecimentos, facilidade no relacionamento interpessoal e capacidade de liderança.
Diferencial - O aluno deve participar de projetos da universidade relacionados à comunicacão e também estágios em agências. Essas atividades demonstram interesse e agregam conhecimento profissional por meio da experiência. Este diferencial é importante para disputar uma vaga no mercado quando já estiver formado.
O que vem por aí - A principal tendência de mercado na área de publicidade atualmente é oferecer um pacote completo de soluções para o cliente. A união de profissionais de diferentes áreas, como arquitetura, administração, sociologia e publicidade dentro da estrutura de uma agência possibilita a oferta de serviços mais abrangentes, como planejamento de marketing ou até mesmo o lançamento de um projeto arquitetônico. Áreas como webdesign, fotografia e branding (construção de marca) também se destacam.

2º Postagem...


Setores de uma Agência de Publicidade
 “Agência é a pessoa jurídica especializada em métodos, artes e técnicas publicitárias, que por autorização de um cliente anunciante, planeja, concebe e executa campanhas publicitárias, negociando com os veículos sua exibição a mando do próprio cliente.
Uma agência é composta de 6 elementos fundamentais:
Atendimento
Planejamento
Pesquisa
Mídia
Criação
Produção
Dentre todas, a produção pode ser terceirizada, caso esta agência não haja um estúdio próprio.
Atendimento
Prospecção, contato publicitário, representante… Sinônimos à parte, esta é a área da Agência quem mantém o contato direto com o cliente. É mais agradável e inteligente trabalhar em um ambiente com direções claras, processos eficientes e decisões oportunas – é na relação com o cliente que se encontra a maior importância do Atendimento publicitário.
O profissional de atendimento é a imagem externa da agência e, por esse motivo, deve ter um perfil pró-ativo, uma boa oratória e, essencialmente, treinar técnicas de persuasão, não somente para vender a idéia, mas sim para transmitir a mensagem. Antes de se tentar contribuir para o negócio dos clientes, é preciso entender o mundo deles, as culturas nas quais eles operam, as verdadeiras dinâmicas de suas marcas e do mercado. Somente por meio da imersão no mundo do cliente e do consumidor, os profissionais de Atendimento poderão enxergar novos insights e, efetivamente, estabelecer parcerias de sucesso.
Os profissionais devem ser sempre encorajados a imaginar novas formas pelas quais uma marca poderia ser posicionada, e a prever ameaças da concorrência antes que elas se tornem realidade. Mais do que tudo, é responsabilidade do Atendimento assegurar que a marca tenha um futuro mais promissor, mais estimulante e com mais sucesso do que ela tem no presente.
Visualmente o profissional de Atendimento deve prezar a boa aparência e tentar oscilar entre o moderno e o clássico. Tendo que causar sempre boa impressão, é imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais e, ainda, se dedicar aos conhecimentos de sua cartela de clientes, uma vez que fica mais fácil de manter-se próximo quando se fala a mesma língua.
    Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office (Word, Excel, Power Point), para manter a organização de seus trabalho, uma comunicação limpa padronizada e para apresentar bem a empresa e as propostas. O Atendimento isenta-se dos softwares de criação, editoração e tratamento de imagens, mas o resultado de uma boa criação é a somatória de um bom Atendimento e um bom Planejamento.
Planejamento
    O planejamento é o cérebro da Agência. Em muitos casos não há um profissional específico para esta etapa e o que acontece é que atendimento e criação juntos discutem o planejamento. Existem algumas técnicas de planejamento, uma delas é o braisntorm, uma espécie de discussão criativa livre da qual muitas vezes saem grandes idéias. Engana-se quem pensa que criar é uma questão de inspiração e sorte. Hoje o planejamento de uma campanha usa quase uma estratégia de guerrilha na qual tudo são armas potenciais.
    O valor do planejamento está na capacidade de melhor processar as informações disponíveis, pois, hoje, com o acesso muito mais fácil a todo tipo de dado, essa capacidade tem uma função estratégica definitiva, mostrar quais são os principais caminhos de posicionamento. É uma ferramenta objetiva e consistente que faz toda a diferença no desenvolvimento da estratégia de comunicação, analisando o comportamento das pessoas e o reflexo de suas crenças pois a intenção de mudar um comportamento deve passar pela identificação e mudança dessa crença. Planejar é saber se colocar no lugar do consumidor, para poder vivenciar e descobrir suas crenças.
    Visualmente o profissional específico de Planejamento deve prezar a boa aparência e tentar oscilar entre o profissional de Atendimento e o de Criação, de acordo com seu contato com o cliente. É imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.
    Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office (Word, Excel, P. Point), para manter a organização de seus trabalho, uma comunicação limpa padronizada e para apresentar bem a empresa e as propostas ou, em caso de também ser um profissional de criação, dominar os softwares de criação, editoração e tratamento de imagens, mas o resultado de uma boa criação é a somatória de um bom Atendimento e um bom Planejamento.
Pesquisa
         Quando de fala em pesquisa logo vem à cabeça Ibge, Vox Populi, Data Folha e se pensa que pesquisar é um trabalho complicado e deve-se terceirizar.
      Ouvir o consumidor e transmitir suas crenças para os diferentes departamentos da agência é a essência do trabalho da equipe de Planejamento e Pesquisa. Pesquisar é muito mais do que perguntar. Quando se utiliza de técnicas exclusivas, desenvolvem-se projetos de pesquisa preocupados em fazer as perguntas certas, da forma e na situação mais adequadas. Muitas vezes tais pesquisa não são de grande porte, descartando o uso de um instituto de pesquisa terceirizado.
Outro meio de se pesquisa é coletar as informações que já estão disponíveis de forma gratuita em livros, internet, cartórios e tudo mais que possa informar sobre consumidor, mercado produto ou serviço ligado ao cliente.
          A pesquisa parece banal, mas é a ferramenta mais utilizada por todas as economias mundiais.
        Visualmente o profissional de Pesquisa deve prezar a boa aparência, de acordo com seu contato com o cliente. É imprescindível o domínio de ferramentas de estatística, metodologia de pesquisa, ferramentas de pesquisa e análise de dados. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.
         Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, P. Point e Excel, este muito bem para poder transformar em gráficos os dados pesquisados.
Mídia
      Os profissionais de Mídia atuam como conselheiros de investimentos que administram os orçamentos de cada cliente. O que se busca sempre é construir e sustentar a liderança da marca. Sempre muito integrada à Pesquisa, a Mídia da agência utiliza todas as pesquisas de mercado disponíveis associadas a um banco de dados de veículos de todo o País, garantindo todos os recursos para um bom planejamento estratégico com um planejamento de mídia eficaz, em que o cliente pode ter a segurança de estar investindo bem seu dinheiro. Sua mensagem, seja de marca, seja institucional, será absorvida pelo público que realmente interessa. Sem desperdícios e em harmonia com a linha geral de comunicação. O profissional de Mídia mantém um relacionamento muito próximo com os veículos de comunicação, o que lhe garante muitos compromissos sociais (oba-oba) que devem ser cumpridos.
    Visualmente o profissional de Mídia deve prezar a boa aparência, podendo ter seu estilo próprio, uma vez que ele sempre estará por trás do Atendimento e em contato com o pessoal de produtoras e veículo sem tanta cerimônia. É imprescindível o domínio de ferramentas exatas, cálculos e fórmulas, calendários e agendas são a vida deste profissional. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.
Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, P. Point e Excel, este muito bem para poder calcular, com base nas tabelas dos veículos, como o investimento do cliente será aplicado.
Criação
Nenhuma marca será percebida como líder se ela imitar as ações e as abordagens das suas concorrentes. Também não será líder se não fizer uma conexão com os consumidores. Por isso, existe tanta valorização da criatividade com objetivo: ter resultados.
Existe uma lenda de que os “criativos” estão apenas em um departamento de uma agência, na criação, mas processo criativo começa na forma de atendimento, passando pelo planejamento, cria-se e, ainda, compra-se mídia. Deve haver criatividade também no relacionamento com os clientes e até no acompanhamento dos resultados de uma campanha.
O trabalho criativo deve fazer alguma coisa acontecer. Não é suficiente ter uma idéia criativa e rezar para que tudo dê certo. Alguém deve se sentir melhor sobre a marca. Ou dar a ela uma segunda chance. Ou ao menos experimentá-la.
Visualmente o profissional de Criação tem um estilo próprio, que varia entre mauricinho e skatistas-clubbers. Ainda assim deve-se prezar a boa aparência, ao menos no que diz respeito à higiene, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo, trabalhando sem tanta cerimônia. Raros são os casos em que se promove um contato entre o profissional de Criação e um cliente. É imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.
Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, nos softwares ligados à sua área, seja ela imagens, editoração, arte-finalização, animação ou produção para qualquer tipo de mídia.
Produção
Juntamente com a criação, é o departamento que organiza a produção do que foi criado. A produção trabalha com o banco de dados dos fornecedores de serviços como gráficas, produtoras de tv, empresas de mídia externa, mídia interativa, dentre outras, que podem ser regionais, estaduais, nacionais e até do exterior, dependendo da necessidade do cliente. A produção manuseia e organiza os orçamentos e os calendários de execução e de entregas; define prioridades e resolve problemas de arte-finalização com a Criação.
Visualmente o profissional de Produção deve prezar a boa aparência, podendo ter seu estilo próprio, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo e em contato com os fornecedores de serviços. É imprescindível o domínio de ferramentas exatas, cálculos, calendários e agendas são a vida deste profissional. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.
Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, P. Point e Excel, este muito bem para poder calcular, com base nas tabelas dos veículos, como o investimento do cliente será aplicado.
Interativa
Já se foi o tempo em que as mídias on-line e off-line eram duas coisas completamente diferentes. Hoje, agências mais modernas cultivam uma divisão interativa que trabalha alinhada com todas as outras mídias. Colocando uma marca na internet a fim de complementar e oferecer diferenciais para campanhas realmente efetivas. A internet não para de crescer e cada vez mais a demanda por esse meio de comunicação aumenta.
Provedores como o UOL e o Terra já possuem tabelas fórmulas para a comercialização de espaços virtuais que vão desde pequenos banners até verdadeiras vitrines virtuais, o que melhor servir ao cliente da Agência.
Outros
Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Promoção de Vendas, Design e Redação e Revisão. Uma Agência completa, com todos estes setores, é chamada de Full Service.
Remuneração de uma Agência
Comissão de Veiculação:
Dos 100% investidos em um veículo, 80% é dele e 20% retorna para a Agência a título de comissão. Teoricamente o veículo cobra o mesmo, independente de o cliente o procurar direto ou por intermédio da Agência.

Comissão sobre serviços de terceiros:
A Agência pode faturar até 15% acima de serviços os quais elas não oferece e tem de contratar. Faturamento sobre serviços técnicos:
Honorários sobre serviços especiais.Independentemente de tudo isso, uma boa agência é apta a “manobrar” todos esses valores agregados de forma única e surpreendente. Basta somente uma equipe de sucesso para atingir todos estes valores, sejam eles morais internos e externos, assim então, conseguindo no dia-dia, novos clientes, novas soluções com muita criatividade e inovação.