GUIA DE ORIENTAÇÃO PROJETO INTEGRADOR


DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E SERVIÇO SOCIAL
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GUIA DE ORIENTAÇÃO PROJETO INTEGRADOR DO 3º SEMESTRE CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
1. TÍTULO DO PROJETO:
Produto esportivo: desenvolvimento de Mascote
Introdução
O Projeto Integrador é uma iniciativa do Departamento de Comunicação, Turismo e Serviço Social da Universidade Nove de Julho e destina-se a apresentar ao corpo discente do 3º semestre, do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, uma visão ampla e contextualizada deste curso. O que motiva esta iniciativa é a possibilidade de desenvolver nos alunos a capacidade de perceber a complexidade existente não só na atividade publicitária, mas na comunicação como um todo. Por essa razão, faz-se importante orientá-los a lançar luzes sobre o tema: Produto esportivo: desenvolvimento de Mascote, a partir das especificidades de cada disciplina envolvida, a fim de que o discente perceba os diferentes conteúdos ofertados no decorrer do semestre.
Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. Muitas vezes a mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca mas torna-se assim conhecida devido ao forte carisma com o público. Por essa razão, muitas empresas passam a utilizá-la como representante principal em campanhas publicitárias.
Características
Uma mascote, seja de um evento ou de uma campanha publicitária, tem quase sempre características comuns. Um sorriso estampado no rosto é típico e demonstra a alegria da personagem por representar "uma marca tão boa e de tamanha qualidade". Tem corpo antropomorfizado e é bastante ativa. Suas cores correspondem às cores da marca que representa ou de um país. Suas formas corpóreas também exibem proximidades com os produtos apresentados. Isto pode ser exemplificado com a popular mascote da marca de esponjas de aço brasileira Assolan. Em sua campanha publicitária, ela se apresenta como uma embalagem da esponja de aço com braços, pernas e olhos que dança paródias de músicas populares para divulgar os produtos e os benefícios da empresa.
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2 .DISCIPLINAS E PROFESSORES QUE CONTEMPLAM O PROJETO INTEGRADOR
Professores orientadores
- Prof. Me. Carlos Alfeld
- Profa. Me. Cláudia Ribeiro
- Prof. Dr. Juan Guillermo Droguett
- Profa. Me. Luiza Helena Alves Silva
- Prof. Me. Jorge Marcelo Nomura
- Prof. Me. Marcos Aleksander Brandão
- Prof. Maurício Gomes
- Prof. Ricardo Correia
- Prof. Me. Ricardo Fortunato
- Prof. Me. Welton Trindade
Disciplinas obrigatórias
Etapas
Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
- Escolha da empresa cliente (do ramo esportivo) e definição do produto a ser trabalhado em campanha;
- Apontamento da Razão Social e Nome Fantasia da empresa escolhida;
- Missão, Visão e Valores da empresa;
- Apresentação da linha de produtos;
- Ações de comunicação já realizadas com relação ao produto em questão: documentar tudo que já foi realizado em campanhas anteriores e ações isoladas;
- Análise da concorrência;
- Análise da Segmentação de mercado: Público-alvo;
- Análises relevantes de cenário;
- Definição do Posicionamento do produto.
Semiótica da Comunicação
- Desenvolvimento de uma Mascote para o produto, atendendo as seguintes características:
a. Justificativas da construção da mascote
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b. Características psicossociais do público-alvo
c. Ilustração da mascote
d. Construção da mascote em 3D
Disciplinas complementares
Etapas
Linguagem Radiofônica
(Profa. Me. Larissa P. Barreto Redondo e Profa. Me. Juliana Fiocca Ferrite)
Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto Integrador, mas fica a cargo do professor definir sua participação no Projeto. Participando, a disciplina deverá criar duas peças publicitárias para a campanha de produto (um jingle e um spot).
Linguagem Fotográfica
(Prof. Me. Vitor Paulo Palacin e Prof. Me. Ivan G. Feitosa Filho)
Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto Integrador, mas fica a cargo do professor definir sua participação no Projeto. Participando, caberá a produção de fotografias publicitárias para a campanha.
Legislação Publicitária
(Prof. Aguinaldo Ricciotti Pettinati, Prof. Me. Alessandro Marques de Oliveira, Profa. Me. Claudia Ribeiro e Prof. José Luiz dos Santos).
Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto Integrador, mas fica a cargo do professor definir sua participação no Projeto. Participando, caberá a análise da Legislação Publicitária aplicada às peças publicitárias.
3. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM O PROJETO
- O aluno deverá ser capaz de identificar perfis de consumidores e analisar características de mercado;
- Tendo como base o estudo do mercado e público-alvo, o aluno deverá criar um signo visual que traduza o posicionamento do produto estudado;
4. OBJETIVOS DO PROJETO
Os objetivos almejados com a execução deste projeto são:
- Identificar e analisar o perfil de consumidores de determinado produto esportivo;
- Analisar as características do mercado de produtos esportivos;
- Estudar a comunicação publicitária destinada ao público-alvo;
5. RESPONSABILIDADES DAS DISCIPLINAS DO PROJETO
1. Agência Integrada de Publicidade e Propaganda (Prof. Jorge Marcelo Nomura, Prof. Ricardo Augusto Correia, Profa. Me. Luiza Helena Silva, Prof. Me. Aleksander Brandão, Prof. Me. Carlos Alfeld e Prof. Maurício Gomes ).
Esta é a disciplina responsável pelo Projeto Integrador. Cabe a ela a operacionalização do trabalho e condução do planejamento da campanha do produto, bem como do material final da campanha.
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2. Semiótica da Comunicação (Prof. Me. Carlos Alfeld, Profa. Me. Cláudia Ribeiro, Prof. Dr. Juan Guillermo Droguett, Prof. Me. Ricardo Fortunato e Prof. Me. Welton Trindade)
Disciplina responsável pela condução criativa, análise e discussão da pertinência da mascote com a imagem do produto.
3. Linguagem Radiofônica – Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto discente.
4. Linguagem Fotográfica – Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto discente.
5. Legislação Publicitária – Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto discente
6. ATIVIDADES COMPLEMENTARES VINCULADAS AO PROJETO
A atividade complementar deve ser desenvolvida para as disciplinas especificadas na tabela abaixo.
A atividade complementar somente será validade se cumpridas as especificações determinadas no campo “Atividade” , vide tabela abaixo.
Para que se valide as atividades complementares (individuais ou em equipe) deve ser entregue:
 Relatório digitado com os seguintes dados:
o Nome completo
o RA | CPF
o Disciplina
o Descrição da atividade desenvolvida
o Assinatura do aluno ou alunos (se for em equipe).
o Carga horária a ser validada da atividade complementar (conforme tabela)
DISCIPLINA
CARGA HORÁRIA
ATIVIDADE
Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
4h
Visita técnica a uma agência de Publicidade e Propaganda (relatório, se possível, com fotos)
Semiótica da Comunicação
6h
Desenvolvimento do Mascote
Linguagem Radiofônica
4h
Visita técnica a uma emissora de rádio ou produtora de som.
Linguagem Fotográfica
4h
Visita a exposições e museus
Legislação Publicitária
4h
Visita técnica a institutos como o CONAR/APP/ABAP.
7. REGRAS
As recomendações abaixo devem ser do conhecimento de todos os alunos envolvidos nesta tarefa:
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a) Todos os alunos deverão participar do Projeto discente. Para isso, eles deverão estar matriculados no 3º semestre do curso de Publicidade e Propaganda;
b) Todos os alunos deverão integrar equipes que tenham de 4 a 6 integrantes. Ou seja, não serão aceitos trabalhos feitos individualmente ou em equipes cujo número de integrantes difira daquele já mencionado;
c) Todos os integrantes de uma equipe deverão participar de todas as etapas do Projeto discente. Porém, se por alguma razão, a equipe decidir excluir algum integrante, tal procedimento deverá ser feito por escrito em documento assinado por todos integrantes da equipe e entregue para os professores envolvidos no Projeto. A exclusão só poderá ser efetivada se avisada com antecedência para o professor;
d) O aluno excluído de uma equipe deverá desenvolver o Projeto discente em outra, desde que ela não possua o número máximo de 6 integrantes. O aceite deste novo integrante deverá ser formalmente informado para todos os professores envolvidos. Não é da competência de nenhum professor providenciar uma nova agência ao membro excluído;
e) Cada equipe deverá entregar uma ficha para os professores das disciplinas Agência Integrada de Publicidade e Propaganda e Semiótica da Comunicação. Nela, deverão constar os nomes completos e RA´s de todos os integrantes, além de um e-mail que deverá ser utilizado somente para fins acadêmicos referentes ao Projeto discente. O atraso na entrega da ficha acarretará na perda de um ponto.
f) Sobre a escolha do cliente: não será permitido que exista na mesma sala mais de uma agência trabalhando com o mesmo cliente.
g) É de total responsabilidade das equipes entregarem o Projeto no prazo e no padrão ABNT. Todas as etapas do Projeto discente deverão respeitar as datas e horários estipulados no cronograma proposto no item 9;
h) Para os alunos do período matutino, o prazo final para a entrega das etapas do Projeto discente expirará às 9h30min; para os alunos do período noturno, o limite será às 21h. Após esse horário a equipe perderá um ponto por dia;
i) Todas as equipes deverão se organizar para que o Projeto discente seja feito por todos os integrantes e essa organização deverá considerar, também, a distribuição das etapas do trabalho entre todos os membros;
j) Todos os trabalhos entregues pelas equipes deverão ser inéditos. Ou seja, trabalhos plagiados integralmente ou parcialmente receberão nota zero;
k) Ao término, as mascotes serão expostas em estande da Feira de Negócios de Comunicação (evento realizado pelos alunos de 5º e 6º semestres). Fica a cargo de cada agência a apresentação de sua mascote no decorrer do evento.
8. AS AVALIAÇÕES QUE COMPORÃO O PROJETO
O Projeto Integrador é obrigatório aos alunos como parte de avaliação (AV3). Os pesos das notas serão definidos pelos professores de cada disciplina e de acordo com o trabalho e grau de importância destinado ao projeto.
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Qualquer dúvida ou questionamento deve ser dirigida ao professor responsável pela disciplina ou diretamente ao professor da Agência Integrada de Publicidade e Propaganda.
9. CRONOGRAMA
Etapas
Disciplinas Responsáveis
Data de Início
Montagem da agência (grupo de 4 a 6 alunos).
Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
Semana 1
Definição da empresa Cliente (pertencente ao ramo esportivo) e seu respectivo Produto a ser trabalhado. Preenchimento da Ficha Cadastral
Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
Semana 1 a 3
Levantamento de dados sobre o cliente/produto:
- Apontamento da Razão Social e Nome Fantasia da empresa escolhida;
- Missão, Visão e Valores da empresa;
- Apresentação da Linha de produtos;
- Ações de comunicação já realizadas com relação ao produto em questão: documentar tudo que já foi realizado em campanhas anteriores e ações isoladas;
- Análise da concorrência;
- Análise da Segmentação de mercado: Público-alvo;
- Análises relevantes de cenário;
- Definição do Posicionamento do produto.
Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
Semana 4
Desenvolvimento de uma Mascote para o produto, atendendo as seguintes características:
a. Justificativas da construção da mascote;
b. Características psicossociais do público-alvo;
c. Ilustração da mascote;
d. Construção da mascote em 3D.
Semiótica da Comunicação
Semana 7
Exposição das mascotes na Feira de Negócios
Semiótica da Comunicação
Semana 13
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