Fazer publicidade da nossa virtude significa que nos preocupamos com a fama, e não com a virtude em si. Não queres ser justo sem gozares da fama de o ser ? Pois fica sabendo: muitas vezes não poderás ser justo sem que façam mau juízo de ti! Em tal circunstância, se te comportares como sábio, até sentirás prazer em ser mal julgado por uma causa nobre.
GUIA DE ORIENTAÇÃO PROJETO INTEGRADOR
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E SERVIÇO SOCIAL
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GUIA DE ORIENTAÇÃO PROJETO INTEGRADOR DO 3º SEMESTRE CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
1. TÍTULO DO PROJETO:
Produto esportivo: desenvolvimento de Mascote
Introdução
O Projeto Integrador é uma iniciativa do Departamento de Comunicação, Turismo e Serviço Social da Universidade Nove de Julho e destina-se a apresentar ao corpo discente do 3º semestre, do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, uma visão ampla e contextualizada deste curso. O que motiva esta iniciativa é a possibilidade de desenvolver nos alunos a capacidade de perceber a complexidade existente não só na atividade publicitária, mas na comunicação como um todo. Por essa razão, faz-se importante orientá-los a lançar luzes sobre o tema: Produto esportivo: desenvolvimento de Mascote, a partir das especificidades de cada disciplina envolvida, a fim de que o discente perceba os diferentes conteúdos ofertados no decorrer do semestre.
Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. Muitas vezes a mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca mas torna-se assim conhecida devido ao forte carisma com o público. Por essa razão, muitas empresas passam a utilizá-la como representante principal em campanhas publicitárias.
Características
Uma mascote, seja de um evento ou de uma campanha publicitária, tem quase sempre características comuns. Um sorriso estampado no rosto é típico e demonstra a alegria da personagem por representar "uma marca tão boa e de tamanha qualidade". Tem corpo antropomorfizado e é bastante ativa. Suas cores correspondem às cores da marca que representa ou de um país. Suas formas corpóreas também exibem proximidades com os produtos apresentados. Isto pode ser exemplificado com a popular mascote da marca de esponjas de aço brasileira Assolan. Em sua campanha publicitária, ela se apresenta como uma embalagem da esponja de aço com braços, pernas e olhos que dança paródias de músicas populares para divulgar os produtos e os benefícios da empresa.
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2 .DISCIPLINAS E PROFESSORES QUE CONTEMPLAM O PROJETO INTEGRADOR
Professores orientadores
- Prof. Me. Carlos Alfeld
- Profa. Me. Cláudia Ribeiro
- Prof. Dr. Juan Guillermo Droguett
- Profa. Me. Luiza Helena Alves Silva
- Prof. Me. Jorge Marcelo Nomura
- Prof. Me. Marcos Aleksander Brandão
- Prof. Maurício Gomes
- Prof. Ricardo Correia
- Prof. Me. Ricardo Fortunato
- Prof. Me. Welton Trindade
Disciplinas obrigatórias
Etapas
Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
- Escolha da empresa cliente (do ramo esportivo) e definição do produto a ser trabalhado em campanha;
- Apontamento da Razão Social e Nome Fantasia da empresa escolhida;
- Missão, Visão e Valores da empresa;
- Apresentação da linha de produtos;
- Ações de comunicação já realizadas com relação ao produto em questão: documentar tudo que já foi realizado em campanhas anteriores e ações isoladas;
- Análise da concorrência;
- Análise da Segmentação de mercado: Público-alvo;
- Análises relevantes de cenário;
- Definição do Posicionamento do produto.
Semiótica da Comunicação
- Desenvolvimento de uma Mascote para o produto, atendendo as seguintes características:
a. Justificativas da construção da mascote
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b. Características psicossociais do público-alvo
c. Ilustração da mascote
d. Construção da mascote em 3D
Disciplinas complementares
Etapas
Linguagem Radiofônica
(Profa. Me. Larissa P. Barreto Redondo e Profa. Me. Juliana Fiocca Ferrite)
Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto Integrador, mas fica a cargo do professor definir sua participação no Projeto. Participando, a disciplina deverá criar duas peças publicitárias para a campanha de produto (um jingle e um spot).
Linguagem Fotográfica
(Prof. Me. Vitor Paulo Palacin e Prof. Me. Ivan G. Feitosa Filho)
Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto Integrador, mas fica a cargo do professor definir sua participação no Projeto. Participando, caberá a produção de fotografias publicitárias para a campanha.
Legislação Publicitária
(Prof. Aguinaldo Ricciotti Pettinati, Prof. Me. Alessandro Marques de Oliveira, Profa. Me. Claudia Ribeiro e Prof. José Luiz dos Santos).
Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto Integrador, mas fica a cargo do professor definir sua participação no Projeto. Participando, caberá a análise da Legislação Publicitária aplicada às peças publicitárias.
3. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM O PROJETO
- O aluno deverá ser capaz de identificar perfis de consumidores e analisar características de mercado;
- Tendo como base o estudo do mercado e público-alvo, o aluno deverá criar um signo visual que traduza o posicionamento do produto estudado;
4. OBJETIVOS DO PROJETO
Os objetivos almejados com a execução deste projeto são:
- Identificar e analisar o perfil de consumidores de determinado produto esportivo;
- Analisar as características do mercado de produtos esportivos;
- Estudar a comunicação publicitária destinada ao público-alvo;
5. RESPONSABILIDADES DAS DISCIPLINAS DO PROJETO
1. Agência Integrada de Publicidade e Propaganda (Prof. Jorge Marcelo Nomura, Prof. Ricardo Augusto Correia, Profa. Me. Luiza Helena Silva, Prof. Me. Aleksander Brandão, Prof. Me. Carlos Alfeld e Prof. Maurício Gomes ).
Esta é a disciplina responsável pelo Projeto Integrador. Cabe a ela a operacionalização do trabalho e condução do planejamento da campanha do produto, bem como do material final da campanha.
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2. Semiótica da Comunicação (Prof. Me. Carlos Alfeld, Profa. Me. Cláudia Ribeiro, Prof. Dr. Juan Guillermo Droguett, Prof. Me. Ricardo Fortunato e Prof. Me. Welton Trindade)
Disciplina responsável pela condução criativa, análise e discussão da pertinência da mascote com a imagem do produto.
3. Linguagem Radiofônica – Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto discente.
4. Linguagem Fotográfica – Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto discente.
5. Legislação Publicitária – Não é uma disciplina diretamente envolvida com o Projeto discente
6. ATIVIDADES COMPLEMENTARES VINCULADAS AO PROJETO
A atividade complementar deve ser desenvolvida para as disciplinas especificadas na tabela abaixo.
A atividade complementar somente será validade se cumpridas as especificações determinadas no campo “Atividade” , vide tabela abaixo.
Para que se valide as atividades complementares (individuais ou em equipe) deve ser entregue:
Relatório digitado com os seguintes dados:
o Nome completo
o RA | CPF
o Disciplina
o Descrição da atividade desenvolvida
o Assinatura do aluno ou alunos (se for em equipe).
o Carga horária a ser validada da atividade complementar (conforme tabela)
DISCIPLINA
CARGA HORÁRIA
ATIVIDADE
Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
4h
Visita técnica a uma agência de Publicidade e Propaganda (relatório, se possível, com fotos)
Semiótica da Comunicação
6h
Desenvolvimento do Mascote
Linguagem Radiofônica
4h
Visita técnica a uma emissora de rádio ou produtora de som.
Linguagem Fotográfica
4h
Visita a exposições e museus
Legislação Publicitária
4h
Visita técnica a institutos como o CONAR/APP/ABAP.
7. REGRAS
As recomendações abaixo devem ser do conhecimento de todos os alunos envolvidos nesta tarefa:
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a) Todos os alunos deverão participar do Projeto discente. Para isso, eles deverão estar matriculados no 3º semestre do curso de Publicidade e Propaganda;
b) Todos os alunos deverão integrar equipes que tenham de 4 a 6 integrantes. Ou seja, não serão aceitos trabalhos feitos individualmente ou em equipes cujo número de integrantes difira daquele já mencionado;
c) Todos os integrantes de uma equipe deverão participar de todas as etapas do Projeto discente. Porém, se por alguma razão, a equipe decidir excluir algum integrante, tal procedimento deverá ser feito por escrito em documento assinado por todos integrantes da equipe e entregue para os professores envolvidos no Projeto. A exclusão só poderá ser efetivada se avisada com antecedência para o professor;
d) O aluno excluído de uma equipe deverá desenvolver o Projeto discente em outra, desde que ela não possua o número máximo de 6 integrantes. O aceite deste novo integrante deverá ser formalmente informado para todos os professores envolvidos. Não é da competência de nenhum professor providenciar uma nova agência ao membro excluído;
e) Cada equipe deverá entregar uma ficha para os professores das disciplinas Agência Integrada de Publicidade e Propaganda e Semiótica da Comunicação. Nela, deverão constar os nomes completos e RA´s de todos os integrantes, além de um e-mail que deverá ser utilizado somente para fins acadêmicos referentes ao Projeto discente. O atraso na entrega da ficha acarretará na perda de um ponto.
f) Sobre a escolha do cliente: não será permitido que exista na mesma sala mais de uma agência trabalhando com o mesmo cliente.
g) É de total responsabilidade das equipes entregarem o Projeto no prazo e no padrão ABNT. Todas as etapas do Projeto discente deverão respeitar as datas e horários estipulados no cronograma proposto no item 9;
h) Para os alunos do período matutino, o prazo final para a entrega das etapas do Projeto discente expirará às 9h30min; para os alunos do período noturno, o limite será às 21h. Após esse horário a equipe perderá um ponto por dia;
i) Todas as equipes deverão se organizar para que o Projeto discente seja feito por todos os integrantes e essa organização deverá considerar, também, a distribuição das etapas do trabalho entre todos os membros;
j) Todos os trabalhos entregues pelas equipes deverão ser inéditos. Ou seja, trabalhos plagiados integralmente ou parcialmente receberão nota zero;
k) Ao término, as mascotes serão expostas em estande da Feira de Negócios de Comunicação (evento realizado pelos alunos de 5º e 6º semestres). Fica a cargo de cada agência a apresentação de sua mascote no decorrer do evento.
8. AS AVALIAÇÕES QUE COMPORÃO O PROJETO
O Projeto Integrador é obrigatório aos alunos como parte de avaliação (AV3). Os pesos das notas serão definidos pelos professores de cada disciplina e de acordo com o trabalho e grau de importância destinado ao projeto.
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Qualquer dúvida ou questionamento deve ser dirigida ao professor responsável pela disciplina ou diretamente ao professor da Agência Integrada de Publicidade e Propaganda.
9. CRONOGRAMA
Etapas
Disciplinas Responsáveis
Data de Início
Montagem da agência (grupo de 4 a 6 alunos).
Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
Semana 1
Definição da empresa Cliente (pertencente ao ramo esportivo) e seu respectivo Produto a ser trabalhado. Preenchimento da Ficha Cadastral
Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
Semana 1 a 3
Levantamento de dados sobre o cliente/produto:
- Apontamento da Razão Social e Nome Fantasia da empresa escolhida;
- Missão, Visão e Valores da empresa;
- Apresentação da Linha de produtos;
- Ações de comunicação já realizadas com relação ao produto em questão: documentar tudo que já foi realizado em campanhas anteriores e ações isoladas;
- Análise da concorrência;
- Análise da Segmentação de mercado: Público-alvo;
- Análises relevantes de cenário;
- Definição do Posicionamento do produto.
Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
Semana 4
Desenvolvimento de uma Mascote para o produto, atendendo as seguintes características:
a. Justificativas da construção da mascote;
b. Características psicossociais do público-alvo;
c. Ilustração da mascote;
d. Construção da mascote em 3D.
Semiótica da Comunicação
Semana 7
Exposição das mascotes na Feira de Negócios
Semiótica da Comunicação
Semana 13
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